Milhões a menos: royalties do petróleo despencam e levam cidades do litoral de SP a cortar gastos; entenda

  • 25/06/2026
(Foto: Reprodução)
Royalties do petróleo em Ilhabela, no Litoral Norte de SP Divulgação/Petrobras Dados divulgados pelas prefeituras, a pedido do g1, mostram queda na arrecadação de royalties do petróleo em três dos quatro municípios do Litoral Norte de São Paulo ao longo dos últimos anos. A exceção é São Sebastião, que viu os valores aumentarem após decisão judicial de 2023 (leia mais abaixo). 🔎 Royalties são uma compensação financeira paga pelas empresas petroleiras ao Estado brasileiro pelo direito de extrair petróleo e gás natural no território nacional. De acordo com os dados, Ilhabela foi a cidade que mais teve queda nos valores recebidos nos últimos anos. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp Em 2021, o município havia recebido um total de R$ 526,7 milhões em royalties – valor que subiu para R$ 694,3 milhões no ano seguinte. Nos demais anos, porém, o montante só caiu: R$ 504,7 milhões em 2023, R$ 424,9 milhões em 2024 e R$ 309,6 milhões em 2025. Agora no g1 Nos últimos cinco anos, a redução na arrecadação na cidade foi de 41,2%. Se comparado com 2022, quando o município quase atingiu R$ 700 milhões em arrecadação, a queda em 2025 foi de 55,4%. A queda na arrecadação fez com que a Prefeitura publicasse, em abril deste ano, um decreto para diminuir as despesas custeadas com os valores dos royalties do petróleo. Ao g1, a Prefeitura de Ilhabela disse que "acompanha com preocupação a queda dos repasses observada nos últimos anos" e que o cenário "impacta diretamente a capacidade de investimento do município". Ainda em nota, o Executivo destacou a importância dos royalties na receita municipal e afirmou que, para minimizar os impactos, "tem adotado medidas de planejamento e gestão fiscal, além de recorrer, quando necessário, ao Fundo Soberano de Ilhabela, criado justamente para garantir maior segurança financeira em momentos de queda de arrecadação e oscilações econômicas". Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo Associação Comercial de Caraguatatuba Já Caraguatatuba fechou o ano passado com uma arrecadação de pouco mais de R$ 108,7 milhões em 2025. O número é parecido com o valor arrecadado em 2021 (R$ 107,3 mi), mas representa uma queda na comparação com os anos seguintes. Isso porque, em 2022, Caraguá fechou o ano com R$ 147,6 milhões em arrecadação dos royalties. Em 2023, o valor caiu para R$ 116 milhões, enquanto 2024 foram R$ 113,9 milhões arrecadados. A queda recente também fez com que a Prefeitura decretasse corte nos gastos. O decreto foi publicado na última semana e deve permanecer em vigor até dezembro deste ano. Segundo a Prefeitura de Caraguatatuba, "os royalties ficaram 52,48% abaixo do previsto" e que "mantido o atual comportamento da arrecadação, a perda acumulada poderá superar R$ 120 milhões até o fim do exercício". Em Ubatuba, a fatia dos royalties é um pouco menor – mas também registrou queda nos últimos anos. Após arrecadar R$ 13,5 milhões em 2021, o município chegou a R$ 17 milhões em 2022, mas viu o valor cair para R$ 12,7 mi em 2023 e R$ 11,4 mi em 2024, antes dos R$ 10,68 milhões no ano passado. A Prefeitura de Ubatuba informou que "a queda das receitas de royalties observada nos últimos anos prejudica diretamente as contas municipais, pois reduz a disponibilidade de recursos para investimentos e manutenção de serviços públicos essenciais" e que, com menos arrecadação, "aumenta a pressão sobre o orçamento municipal, dificultando a execução de projetos e o atendimento das demandas da população". Cenário diferente em São Sebastião Diferentemente das outras três cidades do litoral, São Sebastião viu a arrecadação com os royalties aumentar nos últimos anos. Isso aconteceu após uma decisão judicial, em 2023, que reconheceu a ampliação do território da cidade (entenda mais abaixo). Em 2021, segundo os dados divulgados pela própria Prefeitura, a arrecadação com os royalties foi de R$ 134,8 milhões. O valor subiu para R$ 163,77 milhões em 2022 e se manteve estável em 2023, com R$ 163,2 milhões. O cenário começou a mudar em 2024, já com a decisão judicial a favor de São Sebastião. Na ocasião, o município encerrou o ano com uma arrecadação de R$ 443,8 milhões em royalties -- valor que caiu para R$ 390,6 milhões no ano passado. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o valor recebido pelos beneficiários "leva em conta variáveis como o motivo do enquadramento, o preço de referência do petróleo e do gás no mês e a produção dos campos localizados ou confrontantes (no caso de mar) com o município". A ANP informou ainda que o motivo de enquadramento que traz os resquisitos cumpridos por cada município estão disponíveis na página do órgão. Impacto nas cidades De acordo com o professor e economista, José Joaquim do Nascimento, são três fatores básicos que medem o valor do repasse dos royalties a cada município: a alíquota aplicada ao campo produtor, o volume de petróleo e gás produzido no mês, além do preço de referência do barril do petróleo no período. Para ele, a queda nos repasses afeta diretamente a aplicação dos recursos em serviços considerados essenciais aos municípios. “A queda dos repasses dos royalties afeta as cidades sim. É um impacto direto no orçamento municipal porque os royalties se tornaram, ao longo dos anos, uma das principais fontes de receita dessas cidades”, afirmou. Imagem aérea de São Sebastião (SP) Divulgação/Prefeitura de São Sebastião “Elas passaram, de certo modo, a financiar saúde, educação, obras e serviço básico [com o valor dos royalties]. Quando esse repasse cai, as prefeituras precisam cortar investimentos ou comprometer alguns serviços essenciais”, explicou o economista. Segundo ele, em 2022 as quatro cidades do Litoral Norte ficaram com 38% dos royalties distribuídos aos 114 municípios paulistas que têm direito à verba e, com isso, criou-se uma estrutura de gasto – o que ajuda a explicar a importância do valor às cidades. "Elas têm um perfil econômico que limita muito a arrecadação própria. Quando a gente fala de turismo e serviços que são sazonais, aí as receitas básicas como o ISS e o IPTU não vão ter capacidade de sustentar o orçamento do tamanho que essas prefeituras passam a ter com os royalties. Então, é claro que os royalties inflam um pouco a capacidade de prestação de serviços e, quando eles reduzem, prejudicam a oferta desse serviço”, pontuou. STF suspende julgamento de royalties do petróleo Para o economista, os recursos precisam ser usados, mas é necessário haver um planejamento a longo prazo para que as cidades não fiquem expostas ao depender dos recursos dos royalties. “Eles precisam ser usados, sim, para melhorar a dinâmica da economia local e reduzir amanhã a dependência futura, mas eles precisam ser, no meu entendimento, planejados no longo prazo, porque, quando o petróleo entra em declínio – e ele é cíclico –, a gente está vendo que qualquer problema externo altera as capacidades de comércio no âmbito externo, e os preços mudam, isso muda a capacidade de venda dos próprios campos”, disse. “As cidades que dependem um pouco desses royalties ficam expostas e ficam sem alternativas consolidadas de receita para atender às demandas que elas têm constante com as obras, com serviços e diversos outros gastos”, finalizou. Disputa antiga Em 2017, houve início de uma disputa entre São Sebastião e Ilhabela para a redistribuição dos royalties, após um pedido feito por São Sebastião à Agência Nacional de Petróleo (ANP). Em 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que analisa os municípios inseridos nas áreas dos campos de produção e é usado para o cálculo da partilha, emitiu nota técnica com uma revisão das áreas, reconhecendo que São Sebastião faz confrontação com campos de produção. Com isso, São Sebastião passou a ter direito a uma fatia que antes pertencia à Ilhabela, que alegou, à época, não ter sido ouvida no processo para redefinição da distribuição. O município também afirmou que não havia falhas na divisão inicial e chegou a acionar a Justiça em 2020. Por cerca de três anos, na disputa judicial, os valores passaram a ser depositados em juízo e chegaram a pouco mais de R$ 1 bilhão. No fim de 2022, a Justiça Federal chegou a liberar os valores a São Sebastião, mas um recurso de Ilhabela estendeu a disputa até meados de 2023, quando houve nova decisão da Justiça a favor de São Sebastião. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

FONTE: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2026/06/25/milhoes-a-menos-royalties-do-petroleo-despencam-e-levam-cidades-do-litoral-de-sp-a-cortar-gastos-entenda.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes